Carla Magalhães

Conectando mentes criativas

Autora de Educação

Carla Magalhães De Souza – Graduação: Pedagogia
Pós-Graduação Em Especialização Em Pedagogia Do Movimento E “Escola Pública: Relações Com O Saber Que Afetam Projetos De Vida E Trabalho” E Extensão Em Gestão De Formação Continuada Para Professores Multiplicadores Para Educação De Pessoas Jovens E Adultas, Programa De Formação De Professores Alfabetizadores E Gestão De Qualidade De Vida.

Autora Dos Projetos: Valores E Atitudes, Casa Do Servidor, Mais Água Mais Vida, Escola De Governo, Projeto Recomeço “Educação Popular”, Jornada De Orientação Profissional, Mulheres De Superação Na EJA, Casa Do Educador, Projeto Oteca, Escola Promotora Da Qualidade De Vida, Escola Do Legislativo Em Ação, Programa Direitos E Deveres, Programa De Pedagogia Hospitalar E Conceitos E Atitudes: Educação & Reflexão.

Publicações: Conceitos & Atitudes Volumes 1 E 2,Natal Em Versos, Da Depressão A Superação, Ser Mulher, No Chão Da Escola, Sou Girassol, A Minha Jornada Me Fortaleceu, Projeto Mais Água, Mais Vida, Atividades E Projetos Para EJA, Projeto Politico E Pedagógico: A Educação Ambiental Construindo Saberes, Revista Arte Literária Homenagem Ao Mestre Professor, Revista Literária Tempos De Paz,365 Motivos Para Sorrir, Antologia Elo De Uma Corrente Que Nos Une Brasil X Portugal, Antologia Poética Mãe, Vozes Do Saber, Raízes E Alicerces…

Conceitos e Atitudes

Raizes & Alicerces

conceitos e atitudes

Raizes & Alicerces

Sinopse oficial:

O livro apresenta e oferece uma via de acesso ao pensamento sobre 12 temas polêmicos, por meio de uma apresentação de alguns dos seus principais
conceitos, atitude, categoria e retomada, elementos que constituem o léxico próprio do pensamento e cuja compreensão é relevante para o enfrentamento
e reflexão da sociedade.

Raízes e Alicerces oferece uma explanação sobre Escola e Família, Pais e Filhos; Falando de Meio Ambiente; Educação para o Trânsito; Melhor Idade;
O Mundo dos Sentimentos: Por que é tão difícil vivê-los (?); Amor entre as Espécies Humana e Animal; Pedagogia do Movimento; Trabalhos Voluntários;
Vícios: Drogas, Cigarro, Bebidas e automedicação; Gestão para Qualidade de Vida; e Mundo do Trabalho. Por meio de algumas das ferramentas conceituais
fundamentais para a discussão a respeito de cada tema, são oferecidas informações importantes.

Realizei a transição do formal para o concreto: sentido e sabedoria. O livro aborda a habilidade e o saber fazer, enfatizando a capacidade de utilizar
os conhecimentos armazenados na memória no dia a dia de forma prática e produtiva, e também a atitude, que, por sua vez, é o querer fazer é o que nos
impulsiona a executar nossas habilidades e conhecimentos. É a predisposição que influencia na nossa conduta diante das pessoas e das situações.
Raízes e Alicerces: Conceitos e Atitudes é uma publicação de extrema importância para a sociedade. Com base em temáticas que fazem parte da
realidade social, o livro vem ressaltar que a Conceitos e Atitudes não é uma receita pronta, mas oferece, sim, ingredientes para melhor convívio social, o que é primordial na formação do cidadão. O livro faz parte da série “Conceitos e Atitudes”, que envolve outras publicações dedicadas às temáticas sobre sensibilidade e empatia.

Educação Ambiental

Projeto Mais Água, Mais Vida

Projeto Mais Água, Mais Vida

Sinopse oficial:

O Projeto Mais Água, Mais Vida é muito motivador, principalmente, por se tratar do tema tão importante e tão abrangente, como é o da “Educação Ambiental”. Esse Projeto Mais água, Mais Vida foi elaborado, através de experiências vivenciadas como docente desde 1994, ressaltando a temática de extrema importância que é abordado de uma maneira clara e simples.

O estudo sobre água é apresentado como ferramenta de educação ambiental, através do conhecimento sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

O Projeto Mais Água, Mais Vida apresenta também a relação da teoria e prática, com objetivo de tornar ações educativas e participativas de toda comunidade escolar.

Assim, sinto-me muito feliz em publicar esse material da Unidade l, espero que se trata de um significativo instrumento para ser multiplicado nas unidades escolares do nosso País.

Educação e Sociedade

Atividades e Projetos para EJA

Atividades e Projetos para EJA

Sinopse oficial:

O Livro Atividades e Projetos para EJA tem como objetivo ser o início de uma análise em reflexão sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos. Este é o momento propício para apresentar algumas opiniões. Observamos que, atualmente, o livro didático tem sido considerado uma ferramenta de apoio para os estudantes e professores devido à sua importância na prática pedagógica diária, por ser suporte teórico e prático para o estudante, e instrumento de apoio para o professor, além de constituir uma organização possível do conteúdo a ser ensinado.

Propomos uma reflexão inicial acerca do papel atribuído ao livro didático adotado no processo de ensino-aprendizagem da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para que este material seja um alicerce de pesquisa e mais uma fonte de saberes. É imprescindível que, o livro didático apresente ao estudante diversas formas de linguagem para que, a partir daí, o estudante possa observar que há contextos em que ele pode utilizar uma forma ou outra de expressão.

Um bom livro didático pode ser um forte aliado do professor em sala de aula, pode também despertar no estudante uma motivação maior com o material linguístico que tem em mãos.

Verificamos que os materiais didáticos têm uma enorme preocupação e percepção no tocante aos estudantes e professores que farão uso deste material.

Desejamos que este material seja de grande valia no processo de ensino da EJA no Ensino Fundamental.

Educação e Projetos

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico

Sinopse oficial:

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – A Educação Ambiental construindo saberes: Escola e Comunidade têm um olhar para uma educação do ser integral, pensando no estudante que está inserido na sociedade com direitos e deveres sobre a educação e o meio ambiente. O projeto político pedagógico deve estar alinhado com a missão e os valores da escola e expressar a visão que a instituição tem sobre a educação e a formação de seus estudantes. Ele deve refletir a forma como a escola pretende contribuir para o desenvolvimento social e educacional da comunidade em que está inserida e como ela deseja formar cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a sociedade.

Além disso, o projeto político pedagógico deve estabelecer metas claras e alcançáveis para a formação dos estudantes e definir as estratégias e os meios para alcançá-las. Ele deve também levar em conta as necessidades e desafios locais, os recursos disponíveis e as características do corpo docente e funcional, e ser revisto periodicamente para garantir que esteja sempre alinhado com a realidade e os objetivos da escola.

Os princípios e valores da escola devem ser discutidos em reuniões pedagógicas ou institucionais (com os funcionários) e assembleias do conselho escolar, do conselho de classe e do grêmio estudantil. É papel de o gestor participar de todos esses encontros, levar material bibliográfico que possa embasar as discussões e registrar o que foi debatido. Depois disso, a direção também deve fazer a redação deste trecho do PPP – levando em consideração o que dizem os planos municipal ou estadual de Educação, quando existirem -, compartilhá-lo com toda a comunidade escolar e acolher sugestões e críticas. Todos devem ser ouvidos (escutados) para construção do PPP, em um processo participativo, este livro faz parte da série conceitos e atitudes, ressaltamos que “Educar não é só mostrar caminhos, educar é caminharmos juntos”.

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