Aprendizagem Conectiva na Graduação de Teologia

Na minha dissertação “O USO DE ESTUDO DE CASO MEDIADO POR TIC NA GRADUAÇÃO DE TEOLOGIA DA UNINTER CHAPECÓ”, exploro como a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação teológica pode potencializar a aprendizagem dos estudantes.

Em um contexto onde a Teologia se depara com o desafio de se adaptar à era digital, a abordagem da aprendizagem conectiva emerge como uma alternativa promissora.

Tradicionalmente, teorias de aprendizagem como o construtivismo e o cognitivismo foram desenvolvidas para ambientes presenciais e não estão totalmente alinhadas com as demandas da educação online. O construtivismo, por exemplo, enfatiza a construção do conhecimento pelo próprio aprendiz, através da interação com o meio e com outros indivíduos. Já o cognitivismo foca nos processos mentais envolvidos na aprendizagem, como percepção, memória e resolução de problemas.

Por outro lado, o conectivismo surge como uma teoria que se adapta mais naturalmente aos ambientes digitais. Proposto por George Siemens, o conectivismo reconhece que o conhecimento está distribuído em redes de conexões, e a aprendizagem ocorre por meio dessas conexões. Nessa perspectiva, a tecnologia desempenha um papel central ao facilitar a criação, manutenção e exploração dessas redes de conhecimento.

Assim, ao aplicar o estudo de caso mediado por TIC na graduação de Teologia, busca-se não apenas integrar tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem, mas também promover uma abordagem que reconheça e valorize a natureza conectiva do conhecimento na era digital.

O estudo de caso é uma metodologia que envolve a análise detalhada de uma situação real ou hipotética para promover a compreensão profunda e prática de conceitos teóricos. Minha dissertação explora como a integração do estudo de caso mediado por TIC pode impactar positivamente a formação teológica dos estudantes e prepará-los para os desafios contemporâneos do ministério e da reflexão teológica.

A aprendizagem conectiva dá ênfase na colaboração e na interação contínua entre alunos e professores. Nesse modelo, a aprendizagem não se limita ao ambiente formal da sala de aula, mas se estende para um processo contínuo e informal, onde as conexões entre ideias e conceitos são constantemente construídas e reforçadas. O papel do professor, nesse cenário, transforma-se significativamente; ele deixa de ser apenas um transmissor de conhecimento para assumir a função de mediador e orientador, facilitando o acesso e a integração de diversas fontes de conhecimento.

A aprendizagem conectiva na Teologia oferece diversas vantagens significativas. Primeiramente, ela permite que o conhecimento teológico seja continuamente atualizado, o que é essencial em um campo onde novas interpretações e entendimentos surgem com frequência. Além disso, essa abordagem facilita o intercâmbio de ideias e perspectivas entre diferentes culturas e tradições teológicas, enriquecendo o entendimento global da Teologia. Outro benefício importante é a promoção da construção colaborativa do conhecimento. Isso enriquece o processo de aprendizagem, incentivando a colaboração entre os estudantes e desenvolvendo habilidades essenciais para a vida profissional, como a comunicação eficaz e o trabalho em equipe.

A implementação da aprendizagem conectiva enfrenta vários desafios. Um dos principais é a mudança de paradigma, pois a educação teológica tradicional precisa se adaptar a novos métodos de ensino. Além disso, a infraestrutura tecnológica requer um investimento significativo para garantir que todos os alunos e professores tenham acesso às ferramentas digitais necessárias. A capacitação de professores é fundamental, exigindo programas de formação específicos para que eles possam atuar eficazmente em ambientes virtuais. Por fim, tanto alunos quanto professores podem apresentar resistência à mudança, que deve ser abordada com estratégias de gestão da mudança e incentivo à adoção de novas práticas.

A dissertação demonstra como a integração das TIC e a adoção da aprendizagem conectiva podem transformar a educação teológica, preparando os estudantes para enfrentar os desafios contemporâneos e contribuir de maneira significativa para o campo da Teologia. A aprendizagem conectiva tem potencial para tornar a educação teológica mais acessível, interativa e relevante para a sociedade atual. Apesar dos desafios, os benefícios dessa abordagem são significativos e merecem ser explorados.

No próximo artigo darei continuidade explorando o tema da Aprendizagem Colaborativa na Graduação de Teologia.

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