Aprendizados Transformadores no Mestrado em Educação

No memorial, compartilho minha trajetória formativa e as experiências mais significativas que vivi antes e durante o Mestrado em Educação.

Sou Roberto Böck, filho de agricultores, natural de Cachoeira do Sul–RS. Antes do Mestrado em Educação, tive três experiências formativas significativas: o serviço militar no Exército Brasileiro, onde desenvolvi valores como respeito, disciplina e organização; as pós-graduações em Docência no Ensino Superior e Tecnologias na Aprendizagem, na modalidade Educação à Distância (EaD), onde explorei recursos digitais colaborativos; e o pastorado desde 1994, que aprimorou meu embasamento teológico e habilidades de liderança e mediação de conflitos.

Durante o Mestrado em Educação, vivenciei três experiências formativas marcantes. Primeiramente, integrei uma equipe colaborativa à distância com Edlecio Roque Martins (Bahia), Hermias Gomes Monteiro (Belém do Pará) e Sandro Alves de Oliveira (Amazonas), utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC) para realizar atividades práticas baseadas na metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Essa experiência fortaleceu minhas habilidades cognitivas, interpessoais e de trabalho em equipe. Em seguida, destaco minha participação em um debate na disciplina “Aprendizagem estratégica e desenvolvimento profissional”, que contribuiu para o aprimoramento do meu pensamento crítico e habilidades de comunicação. Por fim, na disciplina “Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar”, produzi um contraponto questionando a abordagem unilateral ao utilizar apenas um exemplo negativo na disciplina envolvendo um pastor para ilustrar um conflito inter-religioso. Enfatizei a importância de promover diálogos mais abrangentes para propor soluções eficazes e evitar estigmas.

Durante o curso, desenvolvi autoconsciência, automotivação e autorregulação, reconhecendo a importância da espiritualidade saudável, criatividade e autonomia no ensino e aprendizagem. A experiência do projeto final foi especialmente significativa, proporcionando-me novos conhecimentos, desafios e satisfação. As metodologias ativas adotadas no Mestrado em Educação tornaram a aprendizagem mais significativa, reforçando minha convicção em utilizá-las na prática docente.

Como professor, vejo meu papel como mediador, facilitando a construção do conhecimento por meio do diálogo entre professor, aluno e conhecimento. A interdisciplinaridade entre Teologia e outras áreas do conhecimento é essencial para motivar e educar continuamente. Embora reconheça as oportunidades das TIC para aprendizagem conectiva/colaborativa, entendo que nem todos estão prontos para isso. Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem é fundamental para aprimorar minha prática. Na educação contemporânea, é essencial promover os pilares de aprender a aprender, conhecer, fazer, conviver e ser, conforme proposto por Delors. Planejo implementar metodologias ativas e buscar aprimoramento acadêmico, pedagógico e tecnológico para fomentar a aprendizagem ao longo da vida. Meu objetivo é impactar vidas por meio de uma educação de qualidade, inclusive através de um Doutorado em Educação.

O Mestrado em Educação não só enriqueceu minha prática educativa, mas também ampliou minha visão de mundo e meu impacto na comunidade. Considerar um Mestrado pode ser um passo significativo em direção ao crescimento pessoal e profissional, oferecendo oportunidades de aprimoramento e de fazer a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *