A Necessidade de Formação Continuada em Teologia

Este artigo aborda a importância da formação continuada em Teologia para a atualização e aprimoramento dos profissionais, enfatizando a necessidade de adaptação às novas metodologias e tecnologias pedagógicas.

A formação continuada em Teologia desempenha um papel crucial na atualização e aprimoramento dos profissionais para enfrentar os desafios das metodologias contemporâneas de ensino. Essa formação não é apenas um processo de aperfeiçoamento, mas sim uma necessidade constante de adaptação e integração de novas práticas pedagógicas e recursos tecnológicos. Os docentes precisam de capacitação específica que correlacione diversos saberes com estratégias de ensino eficazes. Aceitar e integrar novas metodologias e tecnologias é essencial para o desenvolvimento da prática pedagógica.

Além dos cursos formais, a formação continuada deve incorporar atividades como seminários e congressos, proporcionando oportunidades para a troca de experiências e aquisição de novas habilidades. No campo da Teologia, é fundamental considerar a atividade dialógica e a interdisciplinaridade, promovendo uma abordagem holística que evite reducionismos. Refletir sobre a prática pedagógica e promover uma visão integral do indivíduo são aspectos cruciais para atender às demandas da sociedade contemporânea.

A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação teológica apresenta desafios, como a mudança de paradigma e a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada. No entanto, também oferece benefícios significativos, como facilitar o acesso à informação e promover a comunicação independente da localização geográfica. A aprendizagem colaborativa, fundamentada em teorias como as de Piaget e Vygotsky, destaca o papel ativo do aluno e a mediação do educador, promovendo a resolução colaborativa de problemas.

Minha dissertação, adotando uma abordagem qualitativa não experimental, examinou o uso de estudo de caso mediado por TIC na graduação de Teologia. Os resultados destacam a relevância de diferentes teorias de aprendizagem, como a construtivista cognitiva de Piaget, a sociointeracionista de Vygotsky e a conectivista de Siemens e Downes. A aprendizagem conectiva é promovida pelo uso de estudo de caso mediado por TIC na Graduação de Teologia da UNINTER Chapecó, permitindo acesso a recursos online, interação e compartilhamento de ideias, colaboração remota, flexibilidade temporal e espacial, além de retorno adequado ao processo de aprendizagem.

Essa abordagem, embora desafiadora, oferece vantagens significativas, como estimular a criatividade e proporcionar flexibilidade nos horários e locais de estudo. No contexto brasileiro, a formação continuada em Teologia tem avançado, especialmente através da educação a distância e da interdisciplinaridade, permitindo aos teólogos aprimorarem seus conhecimentos e se engajarem em questões relevantes. Recomenda-se para pesquisas futuras explorar mais a fundo a interdisciplinaridade da Teologia com outras áreas e o impacto das TIC nesse contexto.

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