A formação continuada em Teologia emerge como um pilar indispensável para enfrentar os desafios contemporâneos, ancorando-se na consciência de que somos seres em constante desenvolvimento. A informação, como ponto de partida, oferece os fundamentos necessários para a construção do conhecimento teológico. Entretanto, essa informação precisa ser complementada pela reflexão, como destaca Böck (2024, p. 45): “A consciência de que somos seres inacabados, que temos algo mais a aprender para contribuir na solução dos problemas atuais, deve ser o fator propulsor para a ação docente que garanta a formação continuada integral”. Assim, a formação teológica exige esforço contínuo para adquirir novos saberes e aplicá-los em contextos diversificados, promovendo um ensino relevante e transformador.
A interpretação transforma a informação bruta em conhecimento significativo, permitindo aos teólogos e educadores identificar lacunas entre os saberes tradicionais e as demandas atuais. Nesse processo, a interdisciplinaridade desempenha um papel essencial, conectando saberes e desenvolvendo abordagens inovadoras. Como afirma Böck (2024, p. 49): “Nesse sentido, a interdisciplinaridade atua como um agente mediador entre as áreas fragmentadas do conhecimento, auxiliando no levantamento dos problemas e revisando as abordagens mais apropriadas para sua solução”. Interpretar questões teológicas à luz de outras áreas amplia a capacidade da Teologia de propor soluções criativas e práticas.
A inter-relação, por sua vez, é essencial para integrar conhecimentos fragmentados e estabelecer conexões significativas entre diferentes áreas. No contexto da formação continuada, a Teologia não se limita a si mesma, mas dialoga com outras disciplinas para enriquecer seu campo de atuação. Böck (2024, p. 49) ressalta: “Percebemos haver um esforço em diferentes áreas das ciências para compreender a nova realidade e a Teologia, que sempre esteve interessada em dialogar, agora tem a oportunidade de contribuir com seu conhecimento nesse esforço reflexivo”. Assim, a inter-relação fortalece os saberes teológicos e amplia sua relevância social, promovendo uma compreensão mais holística dos desafios contemporâneos.
Após a inter-relação dos saberes, o próximo passo é sua aplicação prática por meio da implementação. Uma formação teológica interdisciplinar deve integrar teoria e prática para propor soluções concretas. A ação docente, fundamentada na formação continuada, torna-se o instrumento pelo qual a Teologia exerce sua influência transformadora. Essa implementação exige não apenas o domínio dos saberes, mas também a capacidade de adaptá-los a contextos específicos, garantindo que a prática teológica seja efetiva e relevante.
Por fim, a formação continuada em Teologia, ao integrar informação, interpretação, inter-relação e implementação, torna-se uma força motriz para a transformação educacional. Reconhecendo nossa condição de seres em constante aprendizagem, valorizamos a interdisciplinaridade como caminho essencial para enfrentar os desafios fragmentados do conhecimento. Nesse percurso, a Teologia reafirma sua vocação para o diálogo e a prática reflexiva, oferecendo contribuições valiosas não apenas ao campo religioso, mas também à sociedade em geral.
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Roberto Böck, ME, é um entusiasta de teologia e tecnologias na educação. Como aprendiz persistente, busca continuamente novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, dedicando-se à educação continuada.
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