20 Livros que Influenciaram minha Carreira como Escritor

Fabio Scofield: Confira os 20 livros que influenciaram minha carreira como escritor de suspense e mistério. Por muito tempo, escrevi para mim, quero dizer, ninguém lia nada do que eu escrevia, mas isso passou a mudar. Esses 20 livros foram os responsáveis pela guinada de 360 graus.

Você pode se perguntar: Por que 20 livros e não 10? Não 15? Ora bolas! O artigo é meu e escrevo quantos eu quiser! Brincadeira. Bem, há muito livros que influenciaram minha carreira, assim tentei ser o mais assertivo possível. São eles (sem ordem):

A obra de Chesterton, O Homem Eterno, apesar de ser complexa e não ser do gênero do meio estilo de escrita, deve ser lembrada por sua riqueza e impacto que teve em minha carreira como escritor.

Sinopse: O homem eterno é a resposta a uma obra de H. G. Wells sobre a origem do mundo. Chesterton ilustra de forma ambiciosa a jornada espiritual da humanidade, principalmente da civilização ocidental, e as principais transformações após se tornar cristã. Este clássico da literatura cristã impactou profundamente o autor C. S. Lewis, foi decisivo para sua conversão e influenciou suas obras.

David Baldacci influenciou minha carreira como escritor. Depois de seu curso no masterclass.com, li todos os seus livros traduzidos para o português. Baldacci, sou seu fã! Poder Absoluto virou até filme, mas o livro é 100% melhor que o filme.

Sinopse: Luther Whitney está prestes a cometer o último roubo de sua vida. Ele pretende passar a aposentadoria em alguma praia distante. Mas seus planos vão por água abaixo quando a dona da casa invadida por ele aparece de repente, acompanhada do amante – o presidente dos Estados Unidos. Escondido, Luther vê o romance entre Christy Sullivan e Alan Richmond esquentar muito, a ponto de virar uma briga séria. Quando ela ameaça matar o amante com um abridor de cartas, os agentes da guarda presidencial imediatamente entram em ação. De repente Luther passa de ladrão a única testemunha de um crime, diante de uma mulher morta e de uma verdade devastadora, em que ninguém jamais vai acreditar: o presidente é um assassino. Quando as investigações começam – com o misterioso interesse e apoio do Serviço Secreto –, as suspeitas logo recaem sobre Luther. Mas ele também tem um aliado: Jack Graham, um amigo de longa data, ex-namorado de sua filha, que se arrepende amargamente de ter trocado a defensoria pública pela roda endinheirada do direito corporativo. Um ladrão escrupuloso, um advogado obstinado, um detetive que não aceita nenhum caso sem solução e um grupo de pessoas dispostas a qualquer coisa pelo poder. Tudo isso faz de Poder absoluto um livro alucinante, que tornou David Baldacci um dos maiores autores de suspense do mundo.

Não poderia esquecer de Agatha Christie e o clássico Assassinato no Expresso do Oriente! A maneira como o detetive Poirot conduz a investigação é demais!

Sinopse: Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Logo o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar, e na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Isolados e com um assassino entre eles, a única solução de Poirot é iniciar uma investigação, reunindo todas as pistas e os suspeitos para chegar à conclusão de quem é o criminoso ― antes que ele faça mais uma vítima. 

O primeiro de Stephen King, clássico. O Iluminado, terror e suspense da maneira certa. Só acho que a palavra “REDRUM” é um puta de um spoiler! Enfim.

Sinopse: O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

O que falar de Dan Brown e O Código Da Vinci? O primeiro curso que fiz foi com esse cidadão que me marcou de uma forma, que mal posso explicar. Sua simbologia e quebra-cabeças, formando um mistério… Amo!

Sinopse: Um assassinato no Museu do Louvre traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Pouco antes de morrer, ele consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime. Apenas sua neta, a criptógrafa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendá-la. Os dois se transformam em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeça que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Poucos passos à frente das autoridades e do assassino, Sophie e Robert buscam pistas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição suspense, informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade.

Apesar da maioria dos livros de Robert Bryndza terem um padrão investigativo e criminal, O Canibal de Nine Elms é uma boa pedida e me influenciou na forma de descrever os cadáveres.

Sinopse: Kate Marshall era uma jovem e promissora detetive quando prendeu o serial killer que assombrou o bairro de Nine Elms, na região sul da cidade de Londres. Mas, devido a uma série de circunstâncias inesperadas, sua maior vitória de repente se transformou em um pesadelo. Traumatizada, traída e publicamente humilhada, Kate foi obrigada a se afastar e a abandonar sua carreira. Após quinze anos, ainda que atormentada pelos traumas de sua experiência na polícia, Kate tenta seguir sua vida em uma pacata cidade da costa inglesa. Mas, um dia, ela recebe uma carta que a leva imediatamente para o passado: pistas que se assemelham demais àquelas que foram decisivas anos antes. Kate se vê, então, envolvida nos meandros de um caso que só ela poderá resolver. Com um raro talento para desvendar mentes criminosas, Kate recorre ao seu instinto e às suas admiráveis competências de investigadora para enfrentar um caso cujo sucesso promete sua redenção. Mas há muito em jogo: não é só Kate que deseja capturar o assassino… ele também vai fazer de tudo para encontrá-la.

Está aí um livro diferente de tudo o que você já viu. C. S. Lewis conta uma história do ponto de vista de um diabo em Cartas de um diabo a seu aprendiz. Vale muito a pena ler!

Sinopse: Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien. Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940. O livro faz parte da Coleção Especial C.S. Lewis, que conta com um projeto gráfico e tradução aprimorados, além da edição em capa dura. Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra best-seller a mais envolvente narrativa já escrita sobre livre arbítrio, fraquezas humanas e tentações ― e a superação delas. 

Eu trouxe Jogador Número Um de Ernest Cline para a minha lista, não pela questão do suspense e mistério, mas, sim, pelas inúmeras referências que a história faz. Quem ler minhas obras saberá que esse autor, me influenciou bastante em minha jornada como escritor.

Sinopse: O ano é 2045 e o mundo real é um lugar terrível. Para escapar, a humanidade passa a maior parte do tempo logada no OASIS, uma realidade virtual utópica com milhares de planetas onde as pessoas podem ser o que quiserem e coisas fantásticas acontecem — magos duelam contra robôs japoneses gigantes, há planetas inteiros inspirados em Blade Runner e DeLoreans voadores podem atingir a velocidade da luz. Wade Watts cresceu dentro do OASIS, brincando com seus programas educativos, e, aos dezoito anos, a plataforma ainda é a melhor parte de sua vida. Mas está em risco, graças à Caçada. Quando o excêntrico criador do OASIS morreu, deixou para trás um concurso para definir seu herdeiro. O primeiro usuário que desvendar as pistas, vencer uma série de desafios e chegar ao Easter egg ganhará a vasta fortuna do bilionário e o controle total da plataforma. Milhões de pessoas entram na disputa — inclusive Wade, que passa a estudar obsessivamente a cultura pop dos anos 1980 que o criador adorava —, mas também funcionários de uma perigosa corporação, que pretende limitar o acesso à plataforma. Cinco anos se passam sem que ninguém consiga desvendar a primeira pista. Até que o nome de Wade sobe para o topo do placar. De repente, o mundo inteiro está assistindo, e novos rivais o alcançam: Art3mis, Aech, Daito, Shoto e, o pior de todos, Sorrento. Aos poucos, fica claro para Wade que a competição virtual tem riscos muito reais. E a única forma de sobreviver e salvar o OASIS é ganhando.

Mais um do mestre Stephen King. Misery é um daqueles livros que dá vontade de matar a protagonista da história. Há capítulos que o autor apenas escreve uma palavra! Em outros, apenas uma frase ou diálogo… 🙂

Sinopse: Paul Sheldon é um escritor famoso, reconhecido por uma série de best-sellers protagonizados pela mesma personagem: Misery Chastain. Annie Wilkes é uma enfermeira aposentada, leitora voraz e obcecada pela história de Misery. Quando Paul sofre um acidente de carro em uma nevasca, ele é resgatado justamente por Annie, e esse encontro entre fã e autor é o ponto de partida de uma das tramas mais aterrorizantes de Stephen King.
Insatisfeita com o final do último livro da série, a fã isola o autor debilitado em um quarto em sua casa. Com torturas, ameaças e uma vigilância persistente, ela faz de tudo para obrigá-lo a reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Considerada uma das vilãs mais assustadoras e complexas do universo King e interpretada por Kathy Bates no filme que se tornou um clássico, Annie Wilkes é a figura que faz de Misery um livro essencial.

Mais um do cara! Fazer o quê? O cara é foda mesmo! IT, de Stephen King é parada obrigatória para quem curte um terror e suspense bem escrito.

Sinopse: Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez. Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa.

Puta livro show de bola! Não é de suspense ou mistério, mas investigação criminal, político e de teorias de conspiração. Me ajudaram muito na minha escrita. Valeu Jack Reacher!

Sinopse: Livro que inspirou o filme estrelado por Tom Cruise. O ex-militar andarilho Jack Reacher deixou as terras cobertas de neve da Dakota do Sul e chegou ao nordeste da Virgínia, próximo à capital do país. Seu objetivo? Revisitar o quartel-general de sua antiga unidade, a 110ª da Polícia do Exército. Aquele velho prédio de concreto é o mais próximo que jamais teve de um verdadeiro lar, e ele está lá para conhecer ― pessoalmente ― a nova mandachuva do lugar, a major Susan Turner, até então somente uma cativante e promissora voz em seu telefone. Mas não é Turner que ele encontra atrás da mesa do comandante. E, quando menos espera, o bom de briga é atingido por duas notícias chocantes. A primeira é uma acusação de homicídio de um antigo investigado por Reacher, datando de dezesseis anos atrás. A segunda é a aparição de uma mulher que o acusa de ser o pai da filha dela, concebida na Coreia durante o tempo dele de serviço. Agora Reacher está de volta ao Exército, reconvocado de imediato para que possa entrar na jurisdição marcial e posto frente a frente com uma acusação que sabe ser falsa e a um possível complô dentro das forças armadas. Agora, enquanto tenta descobrir mais sobre a filha que nunca conheceu e não sabia ter, Reacher precisará também encontrar Turner e limpar o próprio nome ― chegando a fugir de uma prisão militar para que possa caçar os arquitetos de uma conspiração. Para isso, será forçado a se manter um passo à frente do Exército, do FBI e da Política Metropolitana de Washington… além de quatro misteriosos brutamontes desconhecidos. Reacher sabe que, quando se está frente a uma situação ameaçadora, pode-se apenas fugir ou lutar. E ele sempre luta.

Meu “mentor”, David Baldacci, decide “abandonar” as histórias políticas e criminais, e se aventura na Fantasia. Ficou excelente. O Limiar me ajudou basante na criação de locações fictícias.

Você quer ler um livro tenso, pesado? É esse aqui, 20 Casos de Regressão. Caramba, cada história sinistra. Eu não tenho coragem de fazer regressão não!

Sinopse: Nessa obra, Mauro Kwitko, transcreve 20 sessões de regressão. Relatos comoventes e esclarecedores sobre as vidas passadas de 20 pacientes que encontraram a explicação e a libertação de sintomas como fobias, transtorno do pânico, depressão, timidez, medo de rejeição, sentimento de abandono, sensação de solidão, ideias de perseguição, enxaqueca, fibromialgia e outros males. O relato de suas passagens pelo umbral, vivências no Plano Astral, encontros com Guias Espirituais, com parentes desencarnados, o retorno para a Terra, o período intrauterino… Um livro revolucionário, instigante e esclarecedor, que nos mostra como encarar com muito mais responsabilidade e entendimento essa jornada terrena, oportunizando-nos o cumprimento das nossas reais missões pré-reencarnatórias.

Teorias de conspiração, assassinatos, evolvimento político, agências governamentais… tudo isso você vai encontrar em Camel Club de David Baldacci.

Sinopse: Eles vivem no subúrbio da capital norte-americana, não têm qualquer poder e parecem à margem das decisões políticas. No entanto, os amigos Oliver Stone, Milton Farb, Caleb Shaw e Reuben Rhodes têm um objetivo que os une: revelar a verdade por trás das ações tomadas dentro da Casa Branca, a fim de manter a população a par dos rumos da nação. Juntos, eles formam o Camel Club, título do novo thriller político de David Baldacci, autor que já conquistou o feito de emplacar dez best-sellers consecutivos na prestigiada lista do The New York Times. Ex-agente de elite da CIA, o misterioso Oliver Stone, 61 anos, é o fundador e líder do Camel Club, associação que tem a pretensão de moralizar a política, escancarando seus meandros e desvelando seus reais objetivos para a população. Stone está convencido de que, para isso, é necessário provocar a demissão de Carter Gray, secretário da inteligência americana, amigo e colaborador direto do presidente norte-americano.Stone tem como aliado Milton Farb, intelectual prodígio, pesquisador no Instituto Nacional de Saúde, mas com a carreira comprometida pelo transtorno obsessivo compulsivo; Caleb Shaw, com dois doutorados, um em ciência política e outro em literatura do século XVIII; e Reuben Rhodes, soldado de destaque na Guerra do Vietnã e ex-membro da DIA, o equivalente militar da CIA.Juntos, o grupo estuda teorias conspiratórias, fatos citados pela imprensa e outros encobertos pelos órgãos de segurança do governo, em busca de pistas capazes de esclarecer à população sobre os atos do governo. Mas Stone nunca foi capaz sequer de imaginar a conspiração que o Camel Club estava prestes a descobrir. Reunidos para discutir sobre o futuro dos serviços de inteligência americano, o grupo presencia, por acaso, o assassinato do agente do serviço de inteligência Patrick Johnson, por agentes do NIC. Do dia para a noite, eles se tornam testemunhas oculares de um crime que ameaça a segurança nacional e põe em xeque a política dos EUA no exterior.Em seu novo romance, David Baldacci constrói um painel dinâmico das questões políticas, econômicas e culturais que afligem a sociedade americana após os ataques de 11 de setembro. A diversidade dos personagens e suas trajetórias servem bem a este objetivo. As poucos, o autor revela que os integrantes do Camel Club também tinham contas a ajustar com o passado quando decidiram se transformar em guardiões da segurança pública do país.

Falar de 11 de setembro sempre dá curiosidade, e em O Único Avião no Céu, o autor explora relatos reais de histórias daquela fatídica manhã de terça-feira.

Sinopse: Neste livro monumental, o jornalista e historiador Garrett Graff conta a história como ela foi vivida ― e nas palavras de quem a vivenciou. Com base em transcrições nunca antes publicadas, documentos recentemente tornados públicos, entrevistas e relatos de quase quinhentos funcionários do governo, bombeiros, testemunhas, sobreviventes, amigos e familiares das vítimas, Graff pinta um retrato vívido e humano do 11 de Setembro. Assim, ouvimos a voz dos funcionários do aeroporto que, sem saber, conduzem terroristas para seus voos, e também a dos comissários de bordo dentro dos aviões sequestrados. Em Nova York, os bombeiros enfrentam uma cena de horror inimaginável nas Torres Gêmeas. Mais do que simplesmente uma coleção de depoimentos de testemunhas oculares, O único avião no céu é a história de como pessoas comuns lutaram contra eventos extraordinários: o pai e o filho trabalhando na Torre Norte, pegos em extremos diferentes da zona de impacto; o bombeiro em busca de sua esposa que trabalha no World Trade Center; a telefonista que promete compartilhar as últimas palavras de um passageiro com a família dele. O único avião no céu narra as experiências de homens e mulheres que se viram no centro de um acontecimento sem precedentes na história. O resultado é uma exploração única, profunda e marcante da humanidade em um dia que mudou o curso do mundo e da vida de todas as pessoas.

Não sei porque me identifico com um Guardião das Trevas, enfim… Foi ótimo saber mais sobre essa parte espiritual. Rubens Saraceni é TOP e O Guardião da Meia-Noite também!

Sinopse: Guardião da Meia-Noite, seja bem-vindo! A Madras Editora está muito orgulhosa com a sua chegada. Leitores, é chegado o momento de conhecer este magnífico romance de Luz, psicografado pelo grande Mestre Rubens Saraceni, inspirado por Pai Benedito de Aruanda. Ao ler esta obra, você estará entrando num mundo que deve ser sentido, explorado e vivido e que tem a intenção de fazê-lo evoluir na sabedoria do conhecimento Divino. … A busca de um homem por sua alma perdida nas transgressões à Lei Divina. Caminhos de Luz e Trevas rumo ao Criador. Um nobre rico e poderoso, mas extremamente cruel, paga pelos seus atos. Seu corpo na morte se converte em sua prisão, julgado pelos vivos e condenado pelos mortos… Mas das trevas nasce a luz! O Guardião, sentinela da meia-noite, torna-se por seus méritos um servidor da Lei Divina. É este o enredo deste maravilhoso trabalho. Leia… você não vai se arrepender!

Esse livro me marcou e muito. Aprendi muito mais com Nina e suas aventuras pelo Umbral. Cindo Dias no Umbral não é apenas um livro, mas uma série. Vale a pena!

Sinopse: Aos 24 anos de idade, uma linda jovem desencarna por causa de uma doença no coração. Exausta e muito assustada, ela acorda no plano espiritual, em uma das enfermarias da Colônia Amor & Caridade. Quando se recuperava desta intensa viagem de passagem, que todos nós faremos um dia, Nina recebe o convite que transformaria toda sua trajetória espiritual: se juntar a uma caravana de luz em uma missão de resgate no umbral. Quem será que eles tinha que resgatar? Por quê? E que perigos e imprevistos encontrariam pelo caminho? Por que nem sempre compreendemos as decisões das esferas superiores? Você encontrará as respostas para estas, e muitas outras perguntas, no livro Cinco Dias no Umbral.

Outro clássico! Júlio Verne em Vinte Mil Léguas Submarinas apresenta uma aventura debaixo d’água. Capitão Nemo! Puxa que legal! A aventura quebra ou pouco o suspense. Ótimo livro.

Sinopse: Nesta aventura, Verne constrói um submarino ultramoderno para a época (1866), o Náutilus. Nele, o capitão Nemo e sua tripulação cortam relações com a humidade e partem para uma aventura marítima, já que para a sobrevivência precisam apenas da eletricidade obtida na imensidade do mar.

Mais um de Stephen King. O autor traz em Tudo É eventual, uma coletânea de curtas histórias, incluindo a que eu mais gosto, o quarto 1408.

Sinopse: Stephen King escreve na introdução de Tudo é eventual que “há poucos prazeres tão fantásticos quanto sentar em minha poltrona preferida numa noite fria, com uma xícara de chá quente ao lado, escutando o vento lá fora e lendo um bom conto que posso terminar de uma sentada”. Esse prazer ele nos proporciona em cada uma das catorze histórias dessa coletânea ― Sala de autópsia 4O homem de terno pretoTudo o que você ama lhe será arrebatadoA morte de Jack HamiltonNa câmara da morteAs irmãzinhas de EluriaTudo é eventualA teoria de L.T. sobre animais de estimaçãoO vírus da estrada vai para o NorteAlmoço no Café GothamVocê só pode dizer o nome daquela sensação em francês1.408Andando na bala; e A moeda da sorte. Todas elas são certeiras na arte de agarrar o leitor pelo pescoço e não largá-lo mais, até a última frase.

Se você chegou até aqui, parabéns! Não sei se percebeu, mas há somente 19 livros acima. Eu quis colocar minha obra de suspense e mistério, A Cruz e o Crucifixo, como uma obra que me influenciou como escritor. É sério! Quando escrevi, ainda não era um escritor profissional.

Sinopse: Ford é um adolescente que mora com os pais e divide o quarto com Di Menor, seu irmão caçula. Por muito tempo, eles esconderam o que eles vivenciavam naquele dormitório, quase todas as noites, antes de dormir.

Quando Ford encontra um misterioso objeto em sua casa, a única coisa que passa em sua mente é: fortuna e glória. Entretanto, mal sabe ele que, essa pequena descoberta, desencadearia uma série de eventos aterrorizantes que mudariam para sempre sua vida e de todos à sua volta.

A situação se complica ainda mais quando Di Menor volta a ter crises de terror e medo, originadas dos acontecimentos da última sexta-feira, Noite da Jogatina.

A uma semana do então aguardado Campeonato de Taco, organizado pelo bairro onde moram, Ford e seus amigos entram em um caminho sem volta quando outros objetos vêm à tona, carregando segredos de um passado esquecido.

Um investigador da polícia e um padre têm teorias diferentes sobre o caso, mas ambos concordam que algo misterioso está acontecendo no quarto da casa 185.

Ford não descansará até desvendar o porquê das perturbações que, há muitos anos, assolam seu irmão mais novo. O que ele não esperava, era que a morte mudasse o rumo das coisas.

E aí? Gostou da lista? NÃO? SIM? Comenta aqui embaixo. Quais as obras literárias que te impactaram?

Até mais!

2 respostas para “20 Livros que Influenciaram minha Carreira como Escritor”

  1. Avatar de Roberto Böck

    Da lista que você apresentou aqui li, acredito, todos os livros da Agatha Crhistie e do C.S. Lewis traduzidos para o português. Também do Fabio Scofield (quase).

  2. Avatar de Roberto Böck

    Obras que mais me impactaram; Bíblia, As sete leis da aprendizagem, de Bruce Wilkerson, e O cortiço, de Aluízio Azevedo,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *